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Nossos Cursos

Intermediação de Mão de Obra para Assessores de Gabinetes Políticos
R$ 24.000,00
em até 18x no PagSeguro


Descrição

As políticas públicas de intermediação da mão de obra no Estado do Tocantins tem sido insuficientes para solucionar os problemas enfrentados pelo trabalhador em situação de desemprego. Observamos que existem varias lacunas que necessitam de uma maior atenção, tais como: Os apagões de mão de obras e uma enorme quantidade de cidadãos ociosos.

Hoje o nosso Estado encontra-se em pleno desenvolvimento, e possui um amplo espaço físico para o crescimento econômico latente. Com isso grandes empresas e indústrias têm se estabelecido na região, gerando milhares de oportunidades de emprego e renda. Porém os beneficiados com essas oportunidades são na sua maioria migrantes de outros Estados da federação brasileira e até mesmo imigrantes de outros países.

Estes dados foram levantados através de uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Emprego do Tocantins - SINE-TO, a qual contribuiu para a fundamentação deste trabalho. Nesta mesma se observou a taxa de desemprego e a taxa de empregabilidade na cidade de Palmas-TO. Concluindo que as vagas de emprego em sua maioria são preenchidas por indivíduos de outros Estados brasileiros.

O rápido desenvolvimento do cenário socioeconômico do Estado alteram de maneira drástica os modelos de produção de resultados, o que por sua vez aumentam significativamente o nível da competitividade entre os trabalhadores. Obrigando as grandes, médias e pequenas empresas a aumentarem o nível de exigência, optando cada vez mais por uma mão de obra mais capacitada. Tal comportamento do mercado de trabalho não privilegia o trabalhador local, que ainda não está preparado para competir com trabalhadores oriundos de grandes centros.

No Estado de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, conforme a pesquisa realizada no ano de 2006, os principais problemas que as empresas enfrentam são: altos custos, concorrência e principalmente ausência de programas de capacitação gerencial e mão de obra qualificada.

Diante deste cenário a necessidade de capacitar o cidadão local é primordial, para que o mesmo seja inserido de forma rápida e eficaz, e não perca espaço para migrante de outros ambientes.

Com uma metodologia dinâmica, arrojada, criativa, inovadora e acima de tudo adaptável o PECI estimula a percepção dos participantes, ampliando sua visão de mercado e de futuro. Tal metodologia justifica-se na necessidade de se adaptar as grandes transformações que hora se apresentam no estado do Tocantins. E alteram em ritmo acelerado o cenário econômico e o mercado de trabalho, transformando o Estado agropecuário em um industrializado.

As atividades principais executadas pelo PECI neste novo momento são a capacitação profissional e social contextualizada e a empregabilidade assistida. Atividades estas que necessitam ser replicadas para aumento de oportunidades e consequente melhoria na qualidade de vida do cidadão.

Para tal o senhor Administrador de Empresas A’ Eronssaytt Gomes Lima de Oliveira Presidente do Programa Empregar é Cidadania no Estado do Tocantins, elaborou um curso que visa instruir multiplicadores. Pessoas que possuem em suas características responsabilidade social proativa.

O curso está formatado para máxima absorção do conteúdo através da prática, “respeitando o princípio de que somos o que repetidamente fazemos, e que a excelência não é um feito e sim hábito” (Platão). O processo de ensino e aprendizagem se dará vendo, ouvido, fazendo e sentindo.

O curso CIMOAGP visa diminuir a lacuna entre a oportunidade e o cidadão, através de capacitações com conteúdos altamente informativos, consistentes, criativos e inovadores, que estimularão a percepção dos participantes, a posturas adequadas no desenvolvimento e inserção de pessoas no mercado de trabalho.

O projeto conta com uma metodologia testada e aprovada, sobre a qual há um amplo consenso de valor e utilidade, o que garantirá a eficácia das metas propostas. O projeto influirá diretamente na expansão do conhecimento do cidadão atendido, ampliando sua percepção as novas realidades do mercado, novas tecnologias, os novos valores organizacionais e a globalização cada vez mais proeminente e segregativa. E principalmente oferecendo uma oportunidade real de ser inserido neste mercado como pioneiro de uma nova profissão.

 

Justificativa

O maior problema enfrentado pelos políticos após a eleição é cumprir as promessas de campanhas. A principal delas é a promessa de emprego, que gira entre 80% a 90% dos pedidos.  O não cumprimento desta promessa é também um dos principais atenuantes para o aumento da rejeição do candidato e consequente derrota em reeleições.

Em se tratando das esferas federal, estadual e até o senado que, 52 dos 53 gabinetes sofrem de forma mais contundente com a problemática apresentada. Lembrando, pois que, não inclui as centenas de gabinetes de vereadores dos municípios. Apenas o gabinete da Deputada Estadual Josi Nunes minimiza os impactos das promessas de campanha, ultilizando-se um programa de intermediação de mão de obra como supracitado na apresentação deste documento.

Para ampliar a seu grau de empregabilidade e consolidar o surgimento de mais uma profissão, o senhor A’Eronssaytt Gomes Lima de Oliveira desenvolveu o curso de intermediação de mão de obra para assessores de gabinetes políticos - CIMOAGP. Que conta com um elaborado programa de orientação profissional e um sistema de intermediação de mão de obra assistida com a eficiência de 90%.

 

Objetivo Geral

Capacitar o participante para desenvolver um programa de orientação profissional e intermediação da mão de obra de forma assistida, para gabinetes políticos.

 

Objetivos Específicos

  • Capacitará os participantes para o estudo e análise do mercado de trabalho;
  • Identificação dos pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades dos participantes;
  • Desenvolver uma metodologia eficiente e adaptável no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem para orientação profissional;
  • Facilitar a intermediação da mão de obra através do emprego assistido;
  • Gerar um banco de dados de pessoas gratas;
  • Gerar uma grande rede social do bem em prol da intermediação da mão de obra;
  • Estimular a percepção dos participantes para consciência política e a responsabilidade social individual;
  • Conquistar o empresariado tocantinense com um serviço personalizado;
  • Estratégias para captação de recursos humanos a serem treinados;
  • Minimizar os impactos das promessas de campanha não cumpridas;
  • Ampliar o eleitorado do patrocinador.

 

Conteúdo programático

Capítulo I - Inteligência emocional

Capítulo II - Marketing pessoal e etiqueta organizacional

Capítulo III – Empreendedorismo e Intra empreendedorismo

Capítulo IV – Técnicas de Entrevistas

Capítulo V  -  Elaboração de Currículos

Capítulo VI  –  Intermediação da Mão de Obra Assistida

 

Método

Os facilitadores farão uso de atividades pedagógicas, que obrigam os participantes a atuarem de forma proativa planejando, modelando ações, definindo estratégias e respondendo a ações propostas. A metodologia buscará expor as forças e limitações de cada participante, propiciando a inserção de ações corretivas no desenvolvimento profissional individual. 

A capacitação será desenvolvida com a participação ativa dos alunos e serão realizadas através de:

Exposições introdutórias e complementares através de aula expositiva e dialogada, com a abordagem de aspectos práticos e análise de situações reais;

Leitura e análise de textos;

Experiência de grupo e individuais, aproveitando as contribuições oriundas do grupo para construção de posturas inovadoras;

Debates e discussões sobre algumas situações reais vividas;

Vivências grupais com foco para a excelência do proposto;

Atividades em grupo;

Estudo de casos e situações problemas;

Trabalhos corporais;

Auto avaliação realizada pelos alunos;

Avaliação geral do curso e

Certificação.

O conteúdo será desenvolvido de maneira flexível, o que irá propiciar aprendizado consistente e adaptável, indo ao encontro das necessidades de cada participante. Solucionando dúvidas emergentes, aumentando a eficiência do aprendizado.

 

Conteúdos e carga horária

Orientação Profissional = 100hs

Intermediação da Mão de Obra Assistida = 100hs

Aividades Praticas = 100hs

Carga horária do Curso = 300hs

 

Público Alvo

Qalquer cidadão que esteja interessado em ganhar dinheiro realizando um trabalho voltado para o social e com retorno garantido.

Idade = 18 anos

Escolaridade = Terceiro Grau Incompleto 

 

Competências estimuladas

O curso permite explorar a maioria das competências em foco no mercado atual e entender, através da observação, como são formados os modelos culturais de cada empresa, os pontos fortes e fracos da equipe e de seus colaboradores. Possibilita ainda extrair um conteúdo expressivo de informações quanto à determinação de competências individuais e coletivas.

Além dos resultados obtidos quanto à interpretação do modelo psicossocial e intelectual das pessoas e organizações, possibilita a realização de tópicos de autorreflexão através da interatividade, permitindo atuar nas melhorias necessárias.

A seguir apresentamos algumas das principais competências que serão trabalhadas:

·         Capacidade empreendedora 

Reconhecer necessidades de mercado e perseguir oportunidades para desenvolver ou enriquecer sua experiência. Avaliar sucessos e fracassos, aprendendo com essas experiências para posterior suporte ao desenvolvimento de outras pessoas. 

·         Capacidade de trabalhar sob pressão 

Reagir de forma decisiva em situações de emergência e saber aproveitar as oportunidades. Utilizar as informações para aprimorar procedimentos e prevenir problemas em momentos de tensão. 

·         Comunicação 

Transmitir as ideias de forma clara e segura, com entusiasmo e convicção. Usar argumentos atraentes e persuasivos para tratar questões importantes, compartilhando a informação sobre o que é importante e necessário conhecer. 

·         Criatividade 

Conduzir mudanças e utilizar soluções novas em situações de negócio e contribuir ativamente para melhoria contínua.  Sugerir ideias inovadoras para os produtos e processos, buscando alternativas na resolução de problemas. Assumir desafios, encontrando caminhos inovadores, e ter a capacidade de realizar atividades com recursos limitados e fortes restrições. 

·         Cultura da qualidade

Manter o foco na excelência das atividades, buscando constantemente elevar o padrão de qualidade. Seguir com critério as regras e padrões estabelecidos, através da conscientização e do comprometimento. 

·         Dinamismo e iniciativa 

Participar e interessar-se em buscar alternativas originais, que possam solucionar problemas. Aceitar desafios com segurança e demonstrar interesse em engajar-se aos desafios propostos. 

·         Flexibilidade 

Aprender com as experiências pessoais e demonstrar confiança nas tarefas ou situações novas. Buscar e utilizar oportunidades para um aprendizado e autodesenvolvimento contínuos, demonstrando compreensão organizacional na execução de suas atribuições. 

·         Liderança 

Ser capaz de inspirar, automotivar e valorizar a diversidade no trabalho em equipe, celebrando o alcance dos resultados obtidos. Encorajar ações transparentes, éticas e focadas no desempenho superior. 

·         Motivação 

Participar das tarefas de forma construtiva e com disposição, demonstrando comprometimento com a realização das metas da equipe. Adaptar ações individuais aos objetivos da equipe, coordenando e evidenciando o êxito do trabalho em grupo. 

·         Negociação 

Revelar habilidade retórica, identificando com precisão os pontos principais para o dimensionamento das situações, rápida e efetivamente. Procurar dados para analisar os problemas, fazendo as perguntas certas para entender a situação sem precipitar o julgamento. 

·         Organização 

Demonstrar capacidade de síntese e previsão nos trabalhos em grupo, exercendo comportamentos aglutinadores. Procurar seguir as regras e definir padrões de comportamento para facilitar a consecução das metas e objetivos. 

·         Planejamento 

Ser capaz de pensar de forma integrada, tomando decisões que coordenem os objetivos de diversas áreas, avaliando as consequências de longo prazo. Avaliar repercussões e efeitos sócio ambientais, transformando previsões e estratégias em resultados concretos.

·         Relacionamento intrapessoal 

Capacitar o participante para autoconsciência que é a habilidades conhecer a se mesmo, ser humano com qualidades e defeitos, autocontrole emocional e automotivação. 

·         Relacionamento interpessoal 

Criar um ambiente no qual as pessoas estejam envolvidas, incluídas e com senso de propriedade, respeitando as diferenças individuais, utilizando as contribuições de todos. Trabalhar para negociar a aceitação de todos os membros da equipe, mantendo as pessoas informadas e envolvendo-as adequadamente na tomada de decisões. Fornecer ajuda, agindo de forma a manter as responsabilidades designadas. 

·         Tomada de decisão

Certificar-se das informações para que a tomada de atitude seja fundamentada. Ponderar sobre as consequências de suas ações antes de tomar uma decisão que impacte no resultado final. 

·         Visão sistêmica

Pensar globalmente e agir de forma responsável, considerando cenários e desafios de curto, médio e longos prazos nos negócios.

 

Certificação

Para certificação o aluno precisa obter frequência igual ou superior a 80% durante o decorrer do curso. E o mesmo poderá imprimir seu certificado quantas vezes for necessário através do site (www.tdch.com.br).


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