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Orientação Profissional
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Descrição

O curso de Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional se desenvolve de forma inovadora, utilizando jogos de empresas como apoio à formação profissional. Isto propícia aos participantes vivenciar a realidade mercadológica em que atuam, aproximando com muita criatividade o teórico do prático. 

A proposta é desenvolver atividades práticas caracterizadas pelo uso dos brinquedos, como ferramenta no exercício e desenvolvimento de habilidades do pensamento lógico-matemático e das chamadas competências transversais, pertinentes ao domínio de qualquer ramo profissional, como raciocinar, calcular, antecipar, enfrentar situações-problemas, agir em um contexto de regras e tarefas.

O facilitador fará uso de atividades pedagógicas, que obrigam os participantes a atuarem de forma proativa, planejando, modelando ações, definindo estratégias e respondendo a ações propostas. Os Jogos de Empresas buscam expor as forças e limitações de cada participante, propiciando a inserção de ações corretivas e o desenvolvimento profissional individual e coletivo. 

 

Objetivo

Capacitar profissionalmente e socialmente o trabalhador tocantinense, estando ele em situação de desemprego ou empregado, para fundamentação de princípios que apoiem o crescimento e o desenvolvimento sustentável das empresas no Tocantins, através da educação profissional. 

 

Conteúdo Programático                                        

  • Inteligência Emocional
  • Marketing pessoal e Etiqueta Organizacional
  • Empreendedorismo e Intraempreendedorismo
  • Técnicas de Entrevistas
  • Elaboração de Currículos

 

 

 Metodologia de Ensino – Aprendizagem

  • As aulas serão desenvolvidas com a participação ativa dos alunos e serão realizadas através de:
  • Exposições introdutórias e complementares através de aula expositiva e dialogada, com a abordagem de aspectos práticos e análise de situaçõesreais de trabalho;
  • Leitura e análise de textos;
  • Experiência de grupo e individuais, aproveitando as contribuições oriundas do grupo para construção de posturas inovadoras com relação ao atendimento ao público no ambiente de trabalho;
  • Debates e discussões sobre algumas situações reais vividas no ambiente de trabalho;
  • Vivências Grupais com foco para a excelência no atendimento;
  • Atividades em grupo;
  • Estudo dee casos e situações problemas;
  • Trabalhos corporais;
  • Autoavaliação realizada pelos alunos;
  • Avaliação geral do curso.

 

Competências estimuladas

O curso permite explorar a maioria das competências em foco no mercado atual e entender, através da observação, como são formados os modelos culturais de cada empresa, os pontos fortes e fracos da equipe e de seus colaboradores. Possibilita ainda extrair um conteúdo expressivo de informações quanto à determinação de competências individuais e coletivas.

Além dos resultados obtidos quanto à interpretação do modelo psicossocial e intelectual das pessoas e organizações, o uso dos jogos possibilita a realização de tópicos de autorreflexão através da interatividade, permitindo atuar nas melhorias necessárias.

A seguir apresentamos as principais competências que serão trabalhadas com o uso dos Jogos de Empresas: 

Capacidade empreendedora

Reconhecer necessidades de mercado e perseguir oportunidades para desenvolver ou enriquecer sua experiência. Avaliar sucessos e fracassos, aprendendo com essas experiências para posterior suporte ao desenvolvimento de outras pessoas. 

Capacidade de trabalhar sob pressão

Reagir de forma decisiva em situações de emergência e saber aproveitar as oportunidades. ultilizaras informações para aprimorar procedimentos e prevenir problemas em momentos de tensão. 

Comunicação

Transmitir as ideias de forma clara e segura, com entusiasmo e convicção. Usar argumentos atraentes e persuasivos para tratar questões importantes, compartilhando a informação sobre o que é importante e necessário conhecer. 

Criatividade

Conduzir mudanças e utilizar soluções novas em situações de negócio e contribuir ativamente para melhoria contínua.  Sugerir ideias inovadoras para os produtos e processos, buscando alternativas na resolução de problemas. Assumir desafios, encontrando caminhos inovadores, e ter a capacidade de realizar atividades com recursos limitados e fortes restrições. 

Foco

Manter o foco na excelência das atividades, buscando constantemente elevar o padrão de qualidade. Seguir com critério as regras e padrões estabelecidos, através da conscientização e do comprometimento. 

Dinamismo e iniciativa

Participar e interessar-se em buscar alternativas originais, que possam solucionar problemas. Aceitar desafios com segurança e demonstrar interesse em engajar-se aos desafios propostos.  

Flexibilidade

Aprender com as experiências pessoais e demonstrar confiança nas tarefas ou situações novas. Buscar e utilizar oportunidades para um aprendizado e autodesenvolvimento contínuos, demonstrando compreensão organizacional na execução de suas atribuições. 

Liderança

Ser capaz de inspirar, auto motivar e valorizar a diversidade no trabalho em equipe, celebrando o alcance dos resultados obtidos. Encorajar ações transparentes, éticas e focadas no desempenho superior. 

Motivação

Participar das tarefas de forma construtiva e com disposição, demonstrando comprometimento com a realização das metas da equipe. Adaptar ações individuais aos objetivos da equipe, coordenando e evidenciando o êxito do trabalho em grupo.

Negociação

Revelar habilidade retórica, identificando com precisão os pontos principais para o dimensionamento das situações, rápida e efetivamente. Procurar dados para analisar os problemas, fazendo as perguntas certas para entender a situação sem precipitar o julgamento. 

Organização

Demonstrar capacidade de síntese e previsão nos trabalhos em grupo, exercendo comportamentos aglutinadores. Procurar seguir as regras e definir padrões de comportamento para facilitar a consecução das metas e objetivos. 

Planejamento

Ser capaz de pensar de forma integrada, tomando decisões que coordenem os objetivos de diversas áreas, avaliando as consequências de longo prazo. Avaliar repercussões e efeitos socioambientais, transformando previsões e estratégias em resultados concretos.

Relacionamento intrapessoal

Capacitar o participante para autoconsciência que é a habilidades conhecer a se mesmo, ser humano com qualidades e defeitos, autocontrole emocional e automotivação.

Relacionamento interpessoal

Criar um ambiente no qual as pessoas estejam envolvidas, incluídas e com senso de propriedade, respeitando as diferenças individuais, utilizando as contribuições de todos. Trabalhar para negociar a aceitação de todos os membros da equipe, mantendo as pessoas informadas e envolvendo-as adequadamente na tomada de decisões. Fornecer ajuda, agindo de forma a manter as responsabilidades designadas. 

Tomada de decisão

Certificar-se das informações para que a tomada de atitude seja fundamentada. Ponderar sobre as consequências de suas ações antes de tomar uma decisão que impacte no resultado final. 

Visão sistêmica

Pensar globalmente e agir de forma responsável, considerando cenários e desafios de curto, médio e longos prazos nos negócios.

 

Público Alvo

Qualquer pessoa esteja em situação de desemprego ou a procura de um emprego melhor.

 

Pré-requisitos

Idade mínima > 12 anos

Escolaridade mínima indiferente

 

Certificação

Para certificação o aluno precisa obter frequência igual ou superior a 80% durante o decorrer do curso.


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