63 98114-5757
22/08/2020

AS RECEITAS PARA O SUCESSO EXISTEM?

As receitas para o sucesso existem e elas residem na dimensão...

a

As receitas para o sucesso existem e elas residem na dimensão da aquisição de competências técnicas e humanas. São compostas por três ingredientes que não podem faltar nas receitas de sucesso, são eles: O conhecimento específico, desenvolvimento pleno de habilidades e atitude para realização de objetivos.

 

Na minha vida como estudioso das competências humanas me deparei com colegas que diziam que é a receita para o sucesso não existia. Sempre discordei de tal afirmação, por entender que o significado de receita representa uma fórmula, pensada, estudada e testada ao longo dos tempos com comprovada eficácia, valor e utilidade. Sendo assim também o sucesso nas mais variadas áreas ou ciências, nada mais é, que a sistematização do conhecimento, habilidade e atitude – (CHA), para realização de um objetivo.  Descartando o fato que se tenha sucesso por acidente, a utilização do CHA, materializa sonhos com muita eficiência.

 

O índice de sucesso de uma pessoa pode ser medido pela quantidade de CHA que ela toma todos os dias. Dessa forma, é muito importante sempre buscar novos conhecimentos para manter a mente trabalhando. Conhecimento – refere às condições que oferecem a obtenção de dados e informações, que potencializam a capacidade cognitiva, que é a aptidão que cada um tem individualmente de interpretar os estímulos do ambiente em volta e de si mesmo para tomar as decisões acerca do próprio comportamento. Para manter os índices de sucesso autos o indivíduo tem que se colocar em constante e crescente processo de aprendizado.

 

Assim como a aprendizagem contínua tem seu papel insubstituível na consolidação das competências, o desenvolvimento cotidiano de habilidades é uma peça fundamental. A facilidade para desempenhar uma tarefa específica com qualidade, surge como a práxis do conteúdo aprendido, treinamento e ou preparação para o sucesso.  A habilidade, desse modo, está ligada a uma aptidão desenvolvida por treinamento, podendo ser cognitiva ou técnica.

 

A palavra atitude ela vem no final da acrostica CHA por simples posicionamento das palavras. Acredito que atitude é o primeiro ingrediente a ser adicionado no seu chá de todos os dias. Porque em minha vivência como orientador profissional e coach de carreira, tive contato com pessoas extremamente capacitadas, recheadas de conhecimento e com muitas habilidades, mas frustradas, desempregadas e fracassadas sem ação para alcançar seus sonhos.  

 

Por outro lado, conheci pessoas que não tinham quase nada de conhecimento e tão pouco habilidades, para gestar qualquer negócio. Mas com a atitude que é a norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. Concretizaram suas intenções ou propósitos, impulsionadas por uma vontade inquietante, buscaram o conhecimento necessário e desenvolveram plenas habilidades para constituírem negócios de sucesso.

 

Dica!

Tome CHA todos os dias… Conhecimento, Habilidade e Atitude, fazem bem ao corpo, alma e espírito, além de promover o sucesso em todas as dimensões da palavra.

Leia mais

21 de Agosto de 2020
11 de Agosto de 2020

formas de pagamento


©2015/2017 - TDCH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS